terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Retrospectiva Doramas 2019

Annyo chingus, e mais um ano se foi deixando para trás uma diversidade de dramas fantásticos que eu tive o prazer de assistir em 2019. Esse ano felizmente eu consegui assistir mais doramas do que eu esperava e na hora de fechar um TOP 10, foi extremamente difícil. Na realidade o mais difícil mesmo foi escolher quem ficava em primeiro e quem ficaria em segundo, afinal ambos eram maravilhosos. Espero que vocês curtam mais essa retrospectiva do DD e venham comigo para os melhores do ano para mim.
TOP 10
10º Graceful Family
Graceful family foi um drama que me pegou de surpresa, a trama investiu naquele estereótipo de família que faz de tudo por herança. O ponto é que o drama vai muito além do esperado, colocando como chaebol fodástica uma mulher, mostrando um certo poder feminino dentro da trama. Graceful family me ganhou pelo ritmo, mas principalmente pelos plots twists que envolviam a própria família. O irmão transgênero, o nascimento da protagonista ou até mesmo o assassinato da mãe da mocinha, tudo tinha um ritmo incrível e conseguia prender quem estava assistindo nos minímos detalhes.
Her Private Life é o drama cotado de comédia romântica que todo meu TOP 10 deve ter. O enredo do drama em si não traz grandes discussões ou um grande plot que vai fazer você se descabelar ansiando por um mistério. Her Private Life é puramente uma comédia romântica gostosa de se assistir protagonizada pela deusa das comédias românticas Park Min Young, onde mais uma vez ela mostrou que não importa com quem ela atua, ela vai fazer você shippar os dois na vida real. O auge de Her Private Life por unanimidade doramática foi o lindo do Ryan Gold, afinal ele era o homem mais perfeito que já pisou em solo doramático, afinal ele era lindo, gentil, compreensivo, atencioso, praticamente um príncipe. Acredito que foi exatamente por isso que Her Private Life está na lista, pelo combo de um personagem maravilhoso como protagonista e a Min Young arrasando na sua química de casal. Obrigada pelos mimos!
O drama que gerou um pouco de dúvida na comunidade doramática Hotel Del Luna é um romance puro que mescla a fantasia e um drama na medida certa. Eu sou cadelinha das irmãs Hong e por isso não posso ver um drama delas que grito "HINOO", mas verdades sejam ditas, o drama é sim mais do mesmo, quando pensamos no gênero. Mas eu não posso ver um casal impossível, uma protagonista dominadora e fantasia dentro de um mesmo conteúdo que eu amo com todas as minhas forças. Hotel Del Luna tem as suas limitações, mas não podemos negar que o drama entregou um romance lindo, um casal maravilhoso e OST's perfeitas. Mamães Hong porque me mimam tanto?
Que o Yoo Seung Ho merece o mundo toda vez que ele atua, isso ninguém consegue negar. Mas e quando todo um elenco surpreende com as atuações? My strange hero é um romance, escolar, melodramático que merece com todas as razões um espaço no TOP 10. My strange hero entregou personagens fantásticos, tanto mocinho quanto vilões, Seung Ho fazendo mais um dos feijão com arroz que ele está acostumado. A Bo Ah, com uma protagonista humana, que mostra como as pessoas erram e se arrependem de terem errado. Mas por sim o meu preferido, o Dong Yeon, com o vilão do ano. My strange hero é um drama que mostra o valor do professor, esse profissional tão maravilhoso que luta todos os dias para defender a profissão deles. Eu só tenho a agradecer My strange hero por ter sido um drama escolar tão simples, mas ao mesmo tempo tão marcante.
A comédia que eu senti saudades quando terminou, Spring turns to spring é pura comédia familiar, envolve troca de corpos e uma dupla de mulheres que me cativou mais do que tudo. As aventuras da mãe de família e da repórter sem caráter foi uma das melhores coisas que me aconteceu nesse 2019, eu sinto até hoje pela falta dessas duas que animavam o meu final de semana. Spring turns to spring é com toda certeza o drama perfeito para quem busca algo leve e engraçado ao mesmo tempo, por isso eu dou o sexto lugar para a minha dupla primaveril preferida. Afinal eu pude ver a atriz Yoo Ri em um papel totalmente diferente da vilã que eu acompanhei dela em Jang Bo Ri is here, esse drama foi um presente para a atriz e para mim, que me diverti demais com essas duas maravilhosas.
O drama que chegou como quem não queria nada e ganhou o meu coração, Extraordinary you é um romance escolar mais do que perfeito. Eu como fã de fantasia, esse drama caiu como uma luva, ao remeter o mundo dos manhwas dentro do enredo, automaticamente eu pensei em W-two worlds um dos meus dramas preferido do Jong Suk. Mas Extraordinary you é único e por si só preencheu o meu coração com um casal fofo juntos, mas que separados ainda mantiveram a minha atenção. A forma como construiram o personagem masculino, sendo um príncipe que eu adoraria que aparecesse na minha vida. Ou até mesmo a mocinha, que de personagem secundária não tinha nada, afinal ela brilhava só de aparecer em cena. Extraordinary you é um drama que mereceu toda a atenção que recebeu dentro do meio doramático, mas mereceu mais ainda o quinto lugar no meu TOP 10 2019.
Abram alas para o histórico do ano, Arthdal chronicles é o drama que eu estou esperando ansiosa pela segunda temporada, mas mesmo assim considerei um drama e tanto para 2019. A premissa do drama é totalmente única dentro dos históricos que eu estou acostumada, o drama trouxe a fantasia, a ação e o romance de forma equilibrada, dentro de uma produção visual lindíssima. Fora a complexidade de todos os personagens introduzidos dentro da trama, acredito que Arthdal chronicles se tornou um queridinho para aqueles que perseveraram até o fim com ele. Eu só tenho elogios quanto aos atores que protagonizaram esse drama, afinal a chance de um drama com um casting imenso se perder é muito grande, mas não, tudo se fechou de uma forma esplendorosa para a primeira temporada. As viúvas de Arthdal chronicles como eu ainda esperam a segunda, agiliza isso daí Netflix!
Você quer representatividade @? Search www é o drama do ano quando falamos de representatividade feminina dentro da dramalândia, o enredo apresentou três mulheres fortes e poderosas que rodeadas e mais mulheres dominam a internet. Com toda certeza Search www entrou para os meus amados de 2019 justamente pela verdadeira representação da mulher no poder e não uma falsa representação, que apenas insere uma mulher briguenta, de personalidade forte na trama e chamam de representatividade - não estou criticando nenhum drama aqui. Mas sim enaltecendo o poder que Search www deu para as três protagonistas de maneira igual, sem colocar um homem por trás incentivando elas a serem quem elas eram. O drama ganhou mais pontos ainda quando não mudam a personalidade da Ta Mi dentro do enredo, apenas por conta do amor que ela encontra no percurso da trama. Search www merece com toda a razão o terceiro lugar que eu atribui ao drama, obrigada tvN por me presentear com a verdadeira representatividade feminina.
Chegamos aos tão esperado, já passamos pelo terceiro lugar, o segundo e o primeiro foram dramas que eu sinceramente não sabia como desempatar e classificá-los. Mas acabou assim, The light in your eyes é uma poesia em forma de drama, a JTBC caprichou nas lágrimas e no enredo fortíssimo que o drama carrega, para os amantes de um bom melodrama The light in your eyes é a resposta, inserindo uma história que você não entende se é fantasia, familiar, drama, romance, mas que continua assistindo para ver o desenrolar da trama. E acaba que The light in your eyes dá uma guinada e quebra com todas as teorias criadas. Eu só digo uma coisa, The light in your eyes é um drama lento e extremamente poético, você percebe a riqueza da trama quando começa a chegar ao fim e tudo começa a se encaixar, mas para assisti-lo é necessário paciência e muita atenção, eu diria que é um drama cult *risos.
E o meu preferido de 2019, Love in sadness é o melhor do ano e um dos melhores da minha vida. Ver a temática violência doméstica ser abordada em um drama de tv aberta é algo inacreditável para mim, com toda certeza Love in sadness estaria no meu pódio. Ele aborda a violência doméstica de uma maneira sensível, mostrando a violência física, psicológica, patrimonial e afins, colocando várias visões dentro de um relacionamento dessa estirpe. A visão do terceiro que julga a vítima como se a mulher tivesse a culpa de estar naquela situação. A visão da pessoa que tenta de tudo para ajudar essa mulher e acabe se machucando também por conta dela. Mas acima de tudo a visão da mulher que enxerga o seu agressor como uma parede impossível de ser derrubada. Love in sadness trata-se de um enredo extremamente rico em um assunto tão delicado, por isso fica aqui a minha dica de um drama forte desses para uma discussão mais profunda sobre o assunto.
Drama fofo/lindo:
Para aqueles que acharam que eu tinha esquecido desse amorzinho aqui eu digo, vocês estavam errados! Touch your heart é o drama que todos os dorameiros esperaram depois de Goblin, o casal secundário mais amado do drama de maior sucesso da tvN ganhou um drama só deles e eu digo que os dois são só amores. Touch your heart é a personificação da fofura e com toda a certeza unanimidade quando falamos em química do casal, afinal eles não ganharam um drama só para eles por nada né amores. 
Drama que não gostei:
My Absolute Boyfriend
My absolute boyfriend é a decepção em forma de dorama de 2019, eu juro que tentei acreditar na trama e seguir em frente com mais um drama de robô. Mas não desceu nem com água esse aqui, o drama é fraco, um enredo raso, personagens sem carisma, a única coisa que salva é o Jin Goo, mas nem salvou tanto, afinal eu acabei desistindo na reta final do drama. My absolute boyfriend é um dos dramas que mais me arrependi de ter dado uma segunda, terceira chance, mas o que me deixou mais triste realmente foi o talento do Jin Goo ter sido desperdiçado nesse drama raso e sem expectativa de vida.
Drama gostei, mas não gostei:
Clean with passion for now é uma comédia romântica gostosa, que vale pela experiência de primeiro drama, ou para novatos que estão encantados com o universo doramático. O clichê do casal separando no final me brocha de uma maneira, que seis anos como dorameira não aguentam mais. O casal é muito fofo, tem uma química boa, é tudo muito engraçadinho. Mas eu não cheguei ao final, porque eu já sabia o que estava por vir do enredo, os dois últimos episódios eu dropei todo.
Meu mini favorito:
Kingdom
O mini que fez a cabeça de quem curte zumbis e afins, Kingdom é uma produção da Netflix com os estúdios Dragon, que deu super certo. Eles arrasaram nos efeitos, a fotografia estava fantástica, mas acima de tudo ambientaram o apocalipse zumbi no período de Joseon, o que foi o fator X para me prender e me entreter com relação ao mini, que como toda certeza já tem a minha presença na segunda temporada garantida.

Melhor OST TOP 3
All about you - Taeyeon (Hotel Del Luna);
É o poema em forma de música que encantou a todos em Hotel del Luna, a Taeyeon deu vida para uma música tão linda e poética como All about you.
Wow - MAMAMOO (Search:WWW);
Wow é a personificação do que era o drama Search www, colocando mulheres fortes e empoderadas na vida real, como o MAMAMOO, para cantar a música tema de mulheres fortes e empoderadas na ficção.
Black diamond - Lin Jeong Hee (Graceful family)
E para finalizar o hino Black diamond do drama Graceful family, que com toda certeza iluminava ainda mais o protagonismo da Seok Hee.
Bom essa foi a retrospectiva 2019, espero que tenham curtido, até o próximo post meus amores.

Leia também!

Retrospectiva Doramas 2019
4/ 5
Oleh